Mitos, invenções e os curiosos do SEO

Seo - impacto negativoNo que diz respeito ao Search Engine Optimization, e referindo-me apenas ao mercado lusófono (PALOPs), não faltam por aí os pseudo-especialistas, os que acreditam nos mitos que se vão propagando em fóruns, e até mesmo os mais ingénuos curiosos, que sem se aperceberem, causam mais impacto negativo nos seus sites, ou dos seus clientes, por implementarem técnicas que apenas os prejudicam.

O SEO não é um processo que se aprende num dia, semana ou mesmo num mês! É uma “ciência” que se vai aprendendo todos os dias, lendo muita bibliografia, os obrigatórios blogues e sites dos motores de busca, entre muitos outros “sinais” e fontes de informação credíveis.

Fico muito assustado quando me apercebo do que se passa na nossa realidade, e até mesmo um pouco lá fora, ao ler tanta “asneira” nos fóruns e redes sociais, criando-se autênticos mitos e o “diz que disse”, o “eu acho que”, etc., que fazem com que clientes mais incautos confiem os seus sites a meros curiosos, que em vez de lhes potenciarem o factor  SEO, só os prejudicam, tanto a curto como a médio/longo prazo.

O processo de optimização de um portal para os motores de busca não é um acto leviano! Deve ser entregue a profissionais especializados e capacitados do que estão a fazer. Adjudicar trabalhos a curiosos e falsos profetas do SEO é uma perda dupla de dinheiro! Pode parecer barato inicialmente, mas depois as empresas terão de fazer face a dois problemas, corrigir o mal que foi feito (que custa dinheiro e leva tempo) e recuperar o negócio devido à perda de tráfego.